Curiosidades

Curiosidades sobre o café

"KAFEE-KANTATE", 1732. Compositor: Johann Sebastian Bach compôs sua "Kafee-Kantate" ou Cantata Café em 1732 (https://www.youtube.com/watch?v=NjFpZR3WnBc), em parte um poema ao café e outra uma punhalada no movimento na Alemanha para impedir as mulheres de beber café (acreditava-se que a bebida causava esterilidade), a cantata incluía a ária: "Ah, como é doce seu sabor! Delicioso como milhares de beijos, mais doce que vinho moscatel! Eu preciso de café...”.

AFINAL, O ESPRESSO SE ESCREVE COM “S” OU COM “X” ?

Júlio C. Almeida

A verdade é que a palavra “espresso” escrita com “s” causa espanto nas pessoas, que logo se prontificam a corrigi-la. Mas antes que você se apresse em comentar o erro e achar que estamos assassinando a língua portuguesa, lhe explicaremos o porquê do “s” na palavra “espresso”. No dicionário da língua portuguesa encontramos expresso com “x”, cujo significado é “do Ing. Express - s. m., - comboio que vai directamente a um lugar sem parar em todas as estações; mensageiro mandado especialmente a determinado ponto; do Lat. Expressu - adj., - preciso; claro; exarado; explícito; concludente, formal, terminante.

Em si tratando de café, o “espresso” com “s” é a forma usualmente correta, uma vez que o café tirado na hora nasceu na Itália, recebendo o nome de “espresso”, designando um café retirado sob pressão – o verdadeiro café espresso italiano, contrariando o “expresso com “x” que tende a significar rapidez no preparo.

“O trissílabo não tem nada a ver com rapidez. Na língua de Dante e Maquiavel, quer dizer “feito na hora para você”. A tradução mais próxima do original seria “exclusivo”. Mas nós optamos pela semelhança das palavras. Trocamos o s pelo x.” (CORREIO BRAZILIENSE, 2007).

Monardo (2007, p.5) aponta as seguintes razões para escrevermos espresso com “s” e não com “x”:

- Porque nosso café não foi feito para ser tomado depressa;

- Porque fica mais sonoro. Porque respeitamos as tradições italianas de preparo e escrita do café;

- Porque queríamos chamar a atenção;

- Porque as pessoas precisam saber a diferença entre espresso e expresso;

- Porque todo mundo pergunta se não está errado;

- Porque não somos uma empresa de transporte que carrega café;

- Porque as pessoas ficam curiosas e tomam mais café para saberem a diferença;

- Porque toda nossa vida é dedicada a um produto que não tem nada de rapidinho;

- Porque as pessoas ficam curiosas e tomam mais café para saberem a diferença;

- Porque adoramos ter motivo para explicar o verdadeiro conceito dos cafés especiais para nossos clientes;

Portanto, da próxima vez que for tomar um café espresso observe se ele está sendo preparado com “s”. Caso contrário, rejeite-o e exija um “espresso perfeito”, aproveitando essa pausa para verificar, sentir e saborear a fragrância, o aroma, o visual, a acidez, o amargor, o sabor, o corpo, o retrogosto, e a adstringência dessa bebida que a cada dia conquista a preferência dos brasileiros.


Referências: DICIONÁRIO DA LINGUA PORTUGUESA, ON LINE. Disponível em < http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx>. Acesso em: 8 out. 2008. SQUARISI, D. Dicas de português. Correio Braziliense, Brasília, 15 ago. 2007. Caderno C, p. 5. Disponível em < http://bp2.blogger.com/_x3saB_hudSU/R4F3uR5eI2I/AAAAAAAAAC0/WyqwikQIo98/s1600-h/DicasPortugues-baixa.jpg>. Acesso em: 8 out. 2008.